domingo, 10 de abril de 2011

O sindicato fez uma pequena homenagem há um dos fundadores em Tarauacá Francisco Francelino que completou 100 anos de idade.

Hoje dia 10 de Abril o grande sindicalista Francisco Francelino de Souza completou  100 anos de idade, nasceu no dia 10 abril de 1911 no Ceará, chegou ao Acre em 1914 com seus pais, José Francelino e dona Maria Santana, sendo filho único, seus pais acreditavam que teria uma vida melhor do que no Ceará viviam em grandes dificuldades no nordeste brasileiro, foram enganados pelo governo da época que tinha um discurso  que as pessoas que vinham para o Acre enriqueceria de pressa, mais não foi a realidade encontradas pelos seus pais, passaram muita fome, foram humilhados e agredidos pelos seus patrões, venceram depois do surto da borracha abriram uma colônia no rio Tarauacá onde ele terminou de crescer. Ele conheceu a dona Francisca Ferreira casaram e constituíram  família  no seu casamento que dura até hoje,   ela tem 89 anos e  tiveram juntos  nove filhos , um morreu e se criou oito. Hoje são aposentado, um pelo fuvural e outro pelo soldado da borracha. Ele cortou seringa no período da segunda guerra mundial nos seringais alagoas, São José e Sumaré, seus patrões foram o Sr. Pedro Correia, Birroque  e o Manssueta. Hoje vive com uma de suas filhas Aparecida que cuida de sua mãe e seu pai ele não consegue fazer nada sozinho fica o tempo todo deitado em sua rede, esta sem sua visão a mais dez anos. Fizemos uma pequena homenagem em nome do sindicato a esse grande companheiro que contribuiu para que o sindicato  fosse fundado em 1976 em nome de uma organização dos trabalhadores rurais de Tarauacá. Quando falamos que éramos do sindicato ele se emocionou, o presidente Marlindo falou em nomes dos diretores que era uma satisfação esta comemorando o centenário de  um verdadeiro soldado da borracha que colocou sua própria vida em nome da pátria. O sindicalismo de Tarauacá sempre se lembrará dessa história que começou há cem anos, parabéns amigo que Deus elimine seu caminho e que possamos ver esse momento como uma nova construção da bandeira sindicalista.


 Eudis, dona maria sua filha, Célio Antonio, Lucivânia, Francisco, Aparecida, Marlindo Presidente do STTR, sua esposa Francisca,  Inês cice presidente do STTR e o Erismar
 Sua Neta com sua filha que a Tataraneta do Sr. Francisco Francelino
Filhos netos e bisnetos
Sua esposa Francisca Ferreira apagou as velas por ele

quinta-feira, 7 de abril de 2011

O SINDICATO ESTARÁ PRESENTE NA INAUGURAÇAO DO PROGRAMA LUZ PARA TODOS NA COMUNIDADE DO SOCÓ COM O GOVERNADOR TIÃO VIANA

Governador Tião Viana
A comunidade do Socó, através de uma organizada que é Associação 1º de junho foi escolhida para a inauguração do programa  luz para todos do PA Tarauacá. O presidente José Célio esta muito alegre por que é pela a primeira vez que um governador do estado do Acre está visitando oficialmente a comunidade do socó.   Um governo popular sempre procura está próximo das pessoas o governador Tião Viana está fazendo isso, nos faz acreditar que o sonho do trabalhador rural ainda não acabou, temos graves problemas na zona rural, com o tempo acredito que no futuro será melhor. Parabéns Governador e sua equipe sejam bem vindos à comunidade do Socó e volte sempre.

Presidente José Célio
 Benefícios do PROACRE


segunda-feira, 4 de abril de 2011

SINDICATO PARA RECEBER MELHOR OS ASSOCIADOS FAZ MUDANÇA E LIMPEZA NA SEDE E EDUCA NOSSOS DIRETORES

ANDERSON, INÊS, LÂNDIA, VANUZA, CIANA, MARLINDO,KECHE,XINGU, FERNANDO E CÉLIO ANTONI
Final de semana do sindicato foi de muito trabalho a turma se empenhou na limpeza da sede. Reunimos os diretores para fazer a limpeza para um bom funcionamento do local de trabalho e o recebimento das pessoas que vão até a sede do sindicato. Todos se empenharam muito, fizemos até o serviço que é de responsabilidade do município, em frente à sede temos vários canos quebrados que acumula águas paradas por falta de limpeza da vala, mais foi o de menos.  A turma animada almoçou na sede e passamos o dia todo fazendo limpeza e deixando o ambiente de trabalho bem agradável para o recebimento dos associados. Acreditamos que serve para os diretores como união e fortalecimento na luta da organização dos trabalhadores.


 PRESIDENTE MARLINDO
 VANUZA E INÊS  ORGANIZANDO A DOCUMENTAÇÃO
 CÉLIO ANTONIO
 MARLETE E INÊS
 XINGU MOTORISTA DE BARCO
 LIXOS DO QUINTAL




 VICE-PRESIDENTE INÊS

 A TURMA BATEU COLOCADO NO BIFE E NO PEIXE


A SEDE DO STTR DE TARAUACÁ

sexta-feira, 1 de abril de 2011

1º SEMANA DE TRABALHO DA NOVA GESTÃO DO STTR



A primeira semana de trabalho foi gratificante e foram muitas pessoas atendidas na sede entidade, pessoas de todas as localidades do município Tarauacá. Representar á classe trabalhadora é uma nova experiência para os diretores e para suas vidas profissionais. Procuramos saber como anda a vida dessas pessoas na zona rural, ouvimos coisas de desânimos o abandono dos trabalhadores é visível, o governo do estado do Acre não tem uma política definida para a produção rural, falta acompanhamento técnicos para a produção, o prefeito de Tarauacá abandonou a luta há muito tempo, sem apoio para agricultura familiar, escoamento da produção, saúde com graves problemas, educação com fragilidades, transporte dos alunos e a merenda escolar que chegam até as escolas não da para passar uma semana que era para três meses, temos crianças que andam mais de duas horas de viagem até a escola, vêm e  voltam com fome. A diretoria tem esse grande desafio de organizar os trabalhadores e defender seus direitos. Somos  representante legal da entidade estamos lutando por dias melhores para o homem do campo.Uma outra bandeira de luta do sindicato é  a juventude rural sem perspectivas de melhorias de vidas, esses jovens deslocam-se do meio-rural para viverem em área de risco na cidade e ficam vulnerável a todas as mazelas como uso drogas.