domingo, 10 de abril de 2011

O sindicato fez uma pequena homenagem há um dos fundadores em Tarauacá Francisco Francelino que completou 100 anos de idade.

Hoje dia 10 de Abril o grande sindicalista Francisco Francelino de Souza completou  100 anos de idade, nasceu no dia 10 abril de 1911 no Ceará, chegou ao Acre em 1914 com seus pais, José Francelino e dona Maria Santana, sendo filho único, seus pais acreditavam que teria uma vida melhor do que no Ceará viviam em grandes dificuldades no nordeste brasileiro, foram enganados pelo governo da época que tinha um discurso  que as pessoas que vinham para o Acre enriqueceria de pressa, mais não foi a realidade encontradas pelos seus pais, passaram muita fome, foram humilhados e agredidos pelos seus patrões, venceram depois do surto da borracha abriram uma colônia no rio Tarauacá onde ele terminou de crescer. Ele conheceu a dona Francisca Ferreira casaram e constituíram  família  no seu casamento que dura até hoje,   ela tem 89 anos e  tiveram juntos  nove filhos , um morreu e se criou oito. Hoje são aposentado, um pelo fuvural e outro pelo soldado da borracha. Ele cortou seringa no período da segunda guerra mundial nos seringais alagoas, São José e Sumaré, seus patrões foram o Sr. Pedro Correia, Birroque  e o Manssueta. Hoje vive com uma de suas filhas Aparecida que cuida de sua mãe e seu pai ele não consegue fazer nada sozinho fica o tempo todo deitado em sua rede, esta sem sua visão a mais dez anos. Fizemos uma pequena homenagem em nome do sindicato a esse grande companheiro que contribuiu para que o sindicato  fosse fundado em 1976 em nome de uma organização dos trabalhadores rurais de Tarauacá. Quando falamos que éramos do sindicato ele se emocionou, o presidente Marlindo falou em nomes dos diretores que era uma satisfação esta comemorando o centenário de  um verdadeiro soldado da borracha que colocou sua própria vida em nome da pátria. O sindicalismo de Tarauacá sempre se lembrará dessa história que começou há cem anos, parabéns amigo que Deus elimine seu caminho e que possamos ver esse momento como uma nova construção da bandeira sindicalista.


 Eudis, dona maria sua filha, Célio Antonio, Lucivânia, Francisco, Aparecida, Marlindo Presidente do STTR, sua esposa Francisca,  Inês cice presidente do STTR e o Erismar
 Sua Neta com sua filha que a Tataraneta do Sr. Francisco Francelino
Filhos netos e bisnetos
Sua esposa Francisca Ferreira apagou as velas por ele

Nenhum comentário:

Postar um comentário