terça-feira, 24 de maio de 2011

O SINDICATO DENUNCIA ABANDONO DOS TRABALHADORES NA ZONA RURAL


PRODUÇÃO
Os produtores ficam na beira dos rios ou da BRs sem ter condições de transportar seus produtos,  quando conseguem chegar até a cidade o preço o qual é vendido não dá para pagar as despesas da viagem , estamos abandonados pelo poder municipal e o Estadual, pedimos socorro  aos nossos representantes que faça o investimento da produção como deveria ser. Os  produtores precisam com urgência dos recursos para a sua permanência na zona rural. Nos últimos anos não houve trabalhos prestados a produção de Tarauacá um abandono total e o dinheiro da secretaria de produção foi gasto, onde foi parar esse recurso?

 O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais de Tarauacá – STTR visitou nas ultimas semanas 11 comunidades rurais realizando eleição das Associações que estavam com seus mandatos vencidos e fundamos  algumas como: Associação Extrema/Socó no ramal do extrema Socó BR 364 TK/FJ, na oportunidade fundamos delegacias sindicais e elegemos novos delegados nas que já existiam, sendo constituída de três pessoas um titular e dois suplentes, foram assim em todas comunidades, esse é o novo programa do movimento sindical no Acre,  construir e resgatar novas lideranças sindicais.  As comunidades foram:  Esperança PA Tarauacá, Alto rio  Gregório, parte central do  rio Gregório BR 364, Rio Muru comunidade do Semeada, Igarapé Joacy,  Santa Luzia, União, Veneza e Sumaré. Essas visitas as comunidades esta no planejamento do sindicato realizado com sua diretoria no inicio da gestão, as organizações de bases são prioridades, ouvimos também os trabalhadores quais seriam os principais problemas e as demandas das comunidades. Nas visitas nos deparamos com coisas absurdas o abandono das autoridades representativas do povo, não há saúde de qualidade como deveria ser, a  Educação com graves problemas, transporte das pessoas e da produção, Esporte e lazer.



 Rio Gregorio
 Comunidade São paulo Alto Rio Gregório, reunião com a comunidade
 Rio Tarauacá comunidade União, reunião com Associação e associado do Sindicato
 Delegados do Igarapé Joacy, Renato, Rosilene e Evandro
Delegados  Francisco Alves, auxiliadora e Francisco
 Escola da comunidade do Santa Luzia
EDUCAÇÃO
A educação vai de mal há pior, começou o ano letivo há quase um mês e não tem  professores suficientes para suprir as demandas da educação, as escolas que foram reformadas pelo programa PROACRE com grande índice de obras super faturas, comprovamos que algumas escolas foram trocadas duas ou três tábuas e repintadas e o dinheiro acabou um serviço de péssimas qualidades, a Escola do Tamandaré foi  desmanchadas e fizeram menor do era antes e agora funciona quatro turma em uma única sala, professores cuidando de três turma ao mesmo tempo tudo em uma única sala de aula, qual é o ensino apresentado a essas crianças e temos professores não capacitados, um pai de aluno reclamou que seu filho tem a 4º série  e quase não assina o seu próprio nome,  transporte escolar fragilizados quando tem a canoa não tem o combustível,  alunos estão andando até duas ou três horas a pé para chegar até a escola, segundo um depoimento de uma mãe muito preocupada com seus filhos que já esta pensando em  tirar da escola  por que não agüenta mais  ver seus filhos reclamando de tanta fome durante as aulas,  merenda escolar não temos noticias de quando chegará, alunos desmaiando de fome na sala de aula, inclusive morreu uma aluna de 13 anos na comunidade do Tamandaré em plena aula com forte dores de cabeça. Essas denunciam foram feitas pelos presidentes de associações e os próprios pais dos alunos ao presidente do Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais, vamos fazer a nossa parte como representantes, cobrar das autoridades suas responsabilidades, vamos procurar o ministério público e denunciar esse ato criminoso. Quando vamos ter uma educação de qualidade para os filhos dos trabalhadores que há muito tempo vem se desvalorizando. Essa denuncia são nas escolas do município de Tarauacá. Os SINDICATOS conquistaram com muitas lutas que fossem compradas 30% do orçamento municipal da merenda escolar seria da agricultura familiar direto do produtor rural e nem assim é comprada a merenda da forma correta.

 Essa Escola reformada pelo PROACRE que nem retirou a placa do ex-prefito Jasone

 Dona Terezinha denunciou a falta da merenda  escolar do Município, dizendo que não aguenta mais ver seus filhos reclamandos de fome durante as aulas
 Água que os alunos tem para beber durante as aulas, caixa com, água sem tratamento e nenhuma higienização
 Sala de aula funcionando com três turma ao mesmo tempo
 O trapicho que vai para o banheiro
 A Escola São Sebastião Anexo 2 foi contemplada pela reforma do PROACRE há mais de doi ano e não foi iniciada segundo a comunidade
 Reunião no União
 Os delegados da União Raimundo Cavalcante, Antonio da Silva e  Veraneide
 Posto de Saúde da Comunidade do Santa Luzia
SAÚDE
Uma das preocupações do STTR é com a saúde do meio rural uma vez que o recurso é garantido para atendimentos de saúde da zona rural e não vem acontecendo por conta da inoperância do poder público municipal, médicos que recebem para prestarem serviço nessa comunidade ficam na cidade atendendo somente um expediente e três vezes por semana, onde o correto seria de segunda á sexta que daria uma carga horária de 40 horas  semanais como consta no contrato desses profissionais. O posto de saúde abandonado não tem um vidro de remédio e nem profissionais para o atendimento, acontece atendimento de saúde através do PROACRE uma ou duas vezes por mês e está  deixando o produtor com mais raiva, há apenas propagando e não um atendimento eficiente.
ESPORTE E LAZER
Tem-se uma coisa que praticamente não existe no meio rural é o esporte, há não ser quando o sindicato realiza campeonatos a prefeita como tantos outros abandonaram a juventude rural, o coordenador de esporte do município não sabemos quem é esse cidadão, o ano que vem são tanto esportista políticos que não diferenciamos quais são eles.


Nenhum comentário:

Postar um comentário