segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Procon/AC alerta aposentados e pensionistas quanto a novo golpe

Cada dia os golpes ficam mais freqüentes e especializados, mas em suma são os mesmos, o que muda é a tática utilizada. Neste caso os golpistas chegam a fazer um falso depósito que, segundo eles, será liberado quando o aposentado repassar uma quantia referente a custas judiciais do processo.

O golpe é direcionado a idosos, aposentados ou pensionistas, usando como desculpa quantias atrasadas do governo Collor que foram liberas pelo INSS, levando a vítima a acreditar que o fato é verdadeiro. O valor varia entre 20 e 30 mil reais, sendo que o depósito requisitado pode chegar a até 10% desse valor.

A novidade nesse golpe é a tática usada para convencer que a pessoa realmente receberá o dinheiro. Ao informar os dados de sua conta corrente, o idoso recebe um depósito no valor prometido, mas que está “bloqueado”. O golpista informa que esse valor só será liberado quando a quantia cobrada for depositada em determinada conta.

O problema é que a quadrilha realiza um depósito de um cheque sem fundos e/ou furtado, ou ainda um envelope de depósito vazio. Esse depósito consta no banco como verdadeiro, mas fica bloqueado até conferência do cheque ou envelope, que na verdade não tem valor algum.

Atenção! Previna-se contra danos e prejuízos

Segundo a chefe da divisão de reclamação do Procon/AC, Daniella Barcellos, o consumidor não deve repassar nenhuma informação por telefone, nem endereço ou dados bancários e guardar todas as informações da quadrilha, desde o telefone de origem da ligação, nome no indivíduo, até a conta em que deveria depositar a quantia e procurar imediatamente a polícia.

Ainda segundo Daniella, é fundamental que os idosos fiquem atentos a pessoas que prometem apressar andamento de processos previdenciários, liberar valores atrasados, vender produtos, ou qualquer outra facilidade. “Não é prática do INSS, fazer contato ou pedir dados por telefone, nem muito menos são requisitados depósitos, pois todos os serviços do instituto são gratuitos”, conclui a chefe de reclamações.

O Procon/AC informa que somente essa semana foram protocoladas duas reclamações sobre esse golpe e é preciso alerta para que a quadrilha seja capturada o quanto antes. Para tanto, é preciso que o idoso ou sua família procurem a delegacia de polícia mais próxima para formular um boletim de ocorrência, isso ajuda na investigação e desmonte da quadrilha.

Tiago Teles - Assessoria de Imprensa - Procon/AC

Nenhum comentário:

Postar um comentário