A audiência aconteceu nesta quarta – feira 15 de fevereiro na escola de Ensino Médio Dr. Djalma da cunha Batista convocada pela FETACRE e Sindicato dos trabalhadores (as) Rurais de Tarauacá. A preocupação era em relação à produção de Tarauacá. Foram convocadas as instituições SEAPROF, representante Chagas Batista, INCRA Carlos de Alencar e Furtunato, Luz Para Todos, Pelé e o representante do conselho gestor Célio de Araujo Lima ( Badá), Banco do Brasil José Wilson gerente de negócio de Rio Branco e Lacerda gerente local e do Banco da Amazônia o superintendente Roberto de Rio Branco, Flávio gerente local e o Alexandre analista dos projetos também local e CIGA , essas instituições são responsáveis pelo melhoramento da vida dos trabalhadores. A SEAPROF, INCRA E CIGA são responsáveis pelas DAPS e os Projetos a serem elaborados e os financiamentos. Bancos da Amazônia e Brasil são pelas liberações do dinheiro.
Mais de 250 trabalhadores presentes
Carlos de Alencar INCRA, Badá Comitê Gestor, Marlindo STTR, Batista SEAPROF e o Pelé Luz para todos
Secretária da FETACRE Damaris
Secretario da Seaprof de Tarauacá Chagas Batista
Chagas Batista afirmou que o ano 2012 será o melhor ano do governo da frente popular em Tarauacá para a produção, Batista afirmou que terá 1500 Hectares de mecanização, R$ 1.300.000,00 para as Associações contempladas pelo PROACRE, 500 famílias contempladas pelo fundo amazônico através da leguminoses, 2011 foram construídos mais de 140 açudes e em 2012 a meta será de mais, teremos mais créditos para os produtores, colocamos nossos técnicos para acompanhar os cadastros nas comunidades. A SEAPROF em nome do governador Tião Viana estará à disposição dos trabalhadores.
PELÉ responsavel pelo programa luz para todos no Acre
O programa Luz para Todos não apareceu em Tarauacá em de 2011, por isso foi convocado para explicar aos trabalhadores como será executado o programa em 2012, o Sr. Pelé se comprometeu em executar uma meta de 123,8 KM redes, afirmando de não ter acontecido no ano passado foi culpa das empresas que colocaram o preço acima do valor que a Eletrobrás ofereceu. A posição do STTR é que os trabalhadores não podem ficar sem resposta e vamos cobrar dos responsáveis.
Carlos de Alencar representou o INCRA
Os problemas dos assentamentos são antigos que o INCRA em algumas áres já expediram t´tulos definitivos e agora é de responsabilidade dos proprietarios. Trabalhamos com DAPS e expedimos para os produtores, mais o maior problema encontrados é a documentação irregulares. O problema das terras que ainda não foram regularizas temos varios motivos recursos e quadro de funcionários
Célio de Araujo Lima (Badá)
Os problemas foram constantes no ano passado, vários problemas nas licitações e outros mais essse ano acreditamos que seje melhor, faremos o possivel e o impossivel para chegar energia na casa de vocês. qualquer demandas de ampliação das metas procurem o sindicato para elaborarem juntos, vamos atender as demandas vinda do Sindicato.
Francisco Jane da Conceição presidente da Coperativa Agro Extrativista de Tarauacá - CAET
Falou da importancia das organizações das asssociações e tambem da compra da produção de alguns produtores que irão vender para a merenda escolar que a CAET irá comprar.
Os representantes dos Bancos da Amazônia e do Brasil
Manoel Cumaru presidente da FETACRE, Lacerda gerente local do BB, José Wilsonrepresentante de negócio do BB, A tarde a audiência continuou na sede do Sindicato com os representantes do Banco da Amazônia o superintendente Roberto de Rio Branco, Flávio gerente local e o Alexandre analista dos projetos também local, Banco do Brasil José Wilson gerente de negócio de Rio Branco e Lacerda gerente local, foi um debate importante onde os trabalhadores tiraram suas dúvidas em relação as linhas de créditos que podem ser acessados por cada um produtor, como: PRONAF A, B, C e E, e os PRONAF MULHER E JOVEM. A audiência foi de extrema importância, daqui pra frente o sindicato vai cobrar juntamente com a FETACRE os comprometimentos assumidos por cada instituições na audiência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário